quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Remodelando o Home Office

Quando nos questionamos sobre a necessidade de trabalhar a partir de casa, importa saber se temos na comodidade do lar todas as condições capazes de garantir a eficiência e produtividade que nos é exigida.


Além da vertente tecnológica que se revela essencial para permitir que à distância possamos a aceder a todo o lado, e dar resposta às inúmeras solicitações a que estamos sujeitos no local de trabalho, temos de avaliar em que condições podemos desempenhar à distância todas essas funções.


E aqui a humanização é a palavra de ordem. O equipamento que em casa pretende retratar o ambiente do nosso escritório responde cada vez mais às nossas necessidades, aproximando-se das exigências crescentes de funcionalidade, conforto e de uma informalidade q.b., capaz de fomentar a criatividade que desejamos sentir.


A preocupação das novas tendências de Home-Office centra-se em criar soluções de mobiliário funcional e perfeitamente integrado no espírito da decoração da casa e é por esta razão que as propostas actuais são cada vez mais flexíveis e inovadoras.


Em muitos casos, é a evolução do design dos Laptops e mesmo dos portáteis mais comuns que tem sido responsável pelas novas linhas com que se desenham as mais recentes propostas de mobiliário e acessórios de escritório, em ambiente doméstico.

Não é por acaso que assistimos ao aparecimento de mesas de trabalho especiais, adaptáveis às necessidades ergonómicas, computadores com um design menos estereotipado e uma nova gama de equipamento tecnológico com um look menos formal, e até algo lúdico.


Aqui, como em quase tudo devemos encontrar o equilíbrio. O mesmo é dizer que devemos ter como uma das preocupações na escolha do nosso “home Office”, a procura de uma estética suficientemente sóbria, mas também fortemente eclética para que o mobiliário possa ser naturalmente enquadrado na restante decoração.

Afinal, o local de trabalho em casa não deve ser visto como uma ilha, ou uma área desprovida de qualquer personalidade, deve fazer parte do todo, ou quem sabe ser ele mesmo o responsável pelo “statment” da sua decoração.