sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Espaços pequenos, grandes desafios.




Mudou- se recentemente para um apartamento com 55 m2 e tem em mãos o desafio de o decorar, saiba que esta não é uma missão possível.

Basta tomar conhecimento de meia dúzia de técnicas e ter alguma criatividade para saber como estilizar um espaço relativamente pequeno e torná-lo o mais funcional e confortável possível.

A Design Divino selecionou algumas dicas para pôr mãos à obra e dar uma nova vida à sua casa, selecionando algumas peças que vão fazer toda a diferença numa decoração de um espaço pequeno.

Em primeiro lugar é importante ter a noção de que dar atenção aos por menores fará a maior importância.

Numa sala com 12m2, por exemplo, uma cortina com tecido transparente ou um cortinado num tecido grosso e escuro faz toda a diferença, isto porque a transparência lhe vai dar uma maior amplitude de espaço, valioso para quem conta cada centímetro.

Relativamente ao mobiliário, a sua escolha deve também recair sobre as peças claras e com uma grande capacidade de arrumação. Um baú ou uma caixa de arrumação com um design atraente, pode ser uma mesa de centro ou funcionar como mesa de apoio.


Essa é uma das opções acertadas, tal como todo o tipo de mobiliário multi funções: um armário onde se recolhe uma cama, ou uma estante que se transforma numa cama e que ainda é suficientemente eclética para dar vida a um sofá é outra das saídas possíveis para contornar a falta de espaço.

Os móveis recortados, nos dão uma idéia de continuidade no espaço. As poltronas giratórias, por serem mais funcionais e flexíveis, são também uma opção a considerar já que conferem uma maior leveza e mobilidade ao espaço.

O engenho para obter um resultado surpreendente na decoração de um apartamento destas dimensões, requer ainda que se potencie ao máximo a iluminação natural usando, como já lhe recomendamos, cortinas com transparências e dirigindo a sua iluminação para as paredes. Elas irão refletir a luz e “ampliar” o espaço.

Sobre a cor das paredes ou, se quiser, do papel de parede, se esta for uma opção, recomendam-se cores claras e padrões com riscas horizontais que opticamente vão alargar o espaço disponível.

Móveis espelhados ou a colocação de um espelho grande sobre um hall, ou mesmo na sala de vai também engrandecer o espaço.